A tese de doutorado deverá ser elaborada sob supervisão do orientador até a redação final.

A tese de doutorado deverá ser uma investigação original, que demonstre a maturidade científica do candidato e contribua com novos conhecimentos para a área.

Quando houver necessidade de alteração no projeto de tese, por alguma intercorrência, reapresentar na Comissão Coordenadora do Programa e em paralelo na Comissão Científica do InCor do HCFMUSP, e quando da aprovação da CAPPesq entregar uma cópia na secretaria da Coordenação.

O pós-graduando que tenha cumprido todas exigências regulamentares requererá, com autorização do orientador e aprovação do Coordenador do Programa, o julgamento da tese.

Para apresentação da tese, seguir as seguintes instruções Of._0356-05 CPGE_Instrucões_para_apresentação_da_tese (pdf):
Na folha de rosto (bem como na capa do exemplar) deverá constar:

1. Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre/Doutor em Ciências.
  2. Área de concentração: nome completo do programa (Cardiologia).
  3. Título da tese: exatamente igual ao aprovado pela CAPPesq ou a mudança autorizada pela CPG.
  4. Co-orientador, mencionar apenas se tiver seu credenciamento aprovado pela CPG, verificar na Ficha do Aluno, no sistema Janus.

Lembrete: Quando o prazo final para entrega do exemplar de tese coincidir com final de semana ou feriado a data retroagirá para o primeiro dia útil anterior.

O requerimento deverá ser acompanhado de:

• declaração do orientador e de acordo do coordenador de que o trabalho está em condições de ser julgado;
  • 12 (doze) volumes + 2(dois) CDs assinados autorizando a sua divulgação, em PDF, Res._CoPGr_5401-17/04/07   Disponibilização das Teses no Portal da USP (pdf);
  • lista de docentes, que poderão compor a comissão julgadora sugerida pelo Orientador e aprovada pela CCP, contendo 14 (quatorze) nomes; Instruções_para_a_defesa_tese (pdf),  Of_0882-07-CPGE-Instruções_para_preenchimento_do_formulário (pdf), Instruções_para_elaboração_da_ficha_catolográfica
  • artigo da tese, em formato convencional, para publicação em periódico científico nacional Qualis A ou superior;
  • carta resposta do periódico, ao(a) orientador(a), acusando o recebimento do artigo;
  • para atendimento do art. 98 do Regimento da USP, alterado pela Resolução CoPGr 5.140 de 20/09/2004, a CPG deliberou que: todo o aluno de pós-graduação, matriculado nos cursos de doutorado a partir do 1º semestre de 2005 deverá entregar, no ato do depósito dos exemplares de sua tese de doutorado na FMUSP, uma cópia de:
    1. comprovante de submissão de pelo menos um artigo a ela relacionado para publicação, ou
    2. comprovante de submissão, que serão aceitos: correspondência de editoria de periódico ou recibo de submissão eletrônica;

No artigo deverá ser mencionado que é produto de tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Faculdade de Medicina, e na relação dos autores constar o nome do(a) orientador(a).

Se o artigo não for publicado no prazo de 1 (um) ano, e não houver mais interesse da parte do aluno na sua publicação, o(a) orientador(a) poderá fazê-lo e ser o primeiro autor.

Em 16 de setembro de 2011 a Comissão de Pós-Graduação da FMUSP aprova as normas para apresentação de dissertações e teses sob a forma de compilação de artigos, conforme Of.0278-11-CPGE_-_Dissertações_e_teses_com_compilação_de_artigos, e a Comissão Coordenadora do Programa em 27/09/11 aprova com a seguinte ressalva: Adicionar uma publicação em periódico com fator de impacto acima de 2,2.

A comissão julgadora da tese de doutorado será constituída de cinco examinadores indicados pela CPG (5 titulares e 5 suplentes).  Os membros indicados deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor, e, pelo menos um dos examinadores deverá ser professor associado ou titular.

O orientador, membro nato, será o presidente da comissão julgadora. Na composição da comissão julgadora, no mínimo, três dos membros, bem como seus suplentes, deverão ser estranhos, respectivamente, ao Programa, ao Departamento e à Faculdade de Medicina.  Orientadores e professores responsáveis por disciplinas, credenciados pela CPG e/ou CoPGr no programa, serão considerados membros da Área.

Na falta ou impedimento do orientador, a CPG, designará um substituto, que poderá ser o co-orientador, se for o caso, ou colaborador.
Não poderão fazer parte das comissões julgadoras parentes consangüíneos, ou não, do aluno.
O julgamento da tese será feito em sessão pública, cujo prazo não deverá exceder a cinco horas.
As defesas públicas de teses podem ser realizadas remotamente, mediante recurso de videoconferência, agilizando a formação e a realização das Bancas Examinadoras Circ._CoPGR_24_2011

A defesa da tese obedecerá o seguinte andamento:

• o aluno exporá o conteúdo de seu trabalho no prazo máximo de 60 minutos, previamente à defesa;
  • cada examinador terá o prazo de 20 minutos para argüir, dispondo o candidato de igual tempo para responder, ou, em caso de concordância de ambas as partes, para estabelecer o diálogo. O tempo total não deverá exceder 40 minutos.
  • cada examinador atribuirá aprovado ou reprovado, em sessão secreta, realizada imediatamente após a defesa, sendo que a exposição, referida no primeiro item, não será considerada.
  • será considerado habilitado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.
  • a comissão julgadora encaminhará o Termo de Julgamento de Defesa à CPG para homologação.

O candidato considerado habilitado na defesa da tese fará jus ao diploma de Doutor em Ciências - Cardiologia. Os diplomas prontos são relacionados em http://www.fm.usp.br/posgrad/mostrahp.php?origem=posgrad&xcod=Diplomas Prontos&dequem=Senso Estrito , senso estrito, e posteriormente retirá-los no Serviço de Pós-Graduação da FMUSP.